

Creches & alimentação

A alimentação das crianças nas creches é uma preocupação legítima de muitos pais.
Neste espaço, vai encontrar recursos públicos e orientações de entidades de saúde, para que se possa defender e garantir que a alimentação oferecida na creche seja equilibrada e adequada.
Juntos, podemos garantir que a alimentação na creche seja sempre a melhor possível!
Com carinho,
Ana Rita Sousa

Recursos úteis

Recomendações Consumo de Pescado
Ingestão de Açúcar
Rcomendações sobre o consumo de pescado e os riscos do mercúrio em certas espécies, sobretudo em grupos vulneráveis como grávidas, lactantes e crianças, indicando as espécies com elevado teor de mercúrio são desaconselhadas para integrar as ementas.
O documento é um guia da ESPGHAN sobre a ingestão de açúcar em bebés, crianças e adolescentes, explicando os diferentes tipos de açúcares, as recomendações de consumo e os riscos do excesso, como obesidade, cáries e doenças metabólicas. Inclui ainda orientações práticas para pais e profissionais de saúde, destacando que não existe necessidade nutricional de açúcares livres e que estes devem ser evitados, sobretudo em bebidas açucaradas e alimentos processados

Recomendações Alimentares de Regresso às Aulas
Spare +
Um guia da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em conjunto com a Direção-Geral da Educação, com recomendações para o regresso às aulas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou uma nova versão do SPARE+ – Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares, ferramenta que permite planear refeições escolares de forma efetiva, organizada e de acordo com as principais recomendações alimentares e nutricionais.

Guia sobre consumo hortícolas e frutas
"Apetite na infância:
como se desenvolve e como se pode moldar"
Este e-book (do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)) apresenta uma visão geral sobre o desenvolvimento dos comportamentos do apetite durante a infância, os seus principais determinantes e efeitos na saúde.
Um guia prático (do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)) para pais e cuidadores de crianças em idade pré-escolar sobre consumo de hortícolas e frutas.







